25 de março de 2009

Rosi de souza Cecotti,presidente do IGC



"Campeões não são feitos em academias. Campeões são feitos de algo que eles têm profundamente dentro de si - um desejo, um sonho, uma visão." Muhammad Ali


"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia" ...
Charles Chaplin


22 de março de 2009

Dia internacional da Água - Homenagerm do IGC



O Planeta Terra é composto por 2/3 de água, que é sinônimo de vida. Menos de 3% desse recurso natural é água doce, sendo que boa parte está inacessível nas geleiras ou em lugares subterrâneos de difícil acesso.
De acordo com a ONU, este recurso vital não está chegam a milhões de pessoas e provocam milhares de mortes por ano associadas a doenças relacionadas à falta de água limpa e condições mínimas de higiene.

Um estudo da FAO sobre paises em desenvolvimento já indicava que alguns paises com problemas de escassez de água utilizam seus recursos hídricos mais rápido do que seus reservatórios e mananciais podem ser renovados. As perspectivas são sombrias: alguns paises e regiões enfrentarão séria escassez de água e até 2030 e como a utilização da água para irrigação deve aumentar, 1 em cada 5 paises em desenvolvimento estará sofrendo de escassez de água.

.Ao mesmo tempo, aumenta a necessidade de água para a agricultura e para uso doméstico nas cidades e áreas industriais em expansão. Portanto, o mundo precisa agir com sabedoria para conservar, preservar e aumentar seus suprimentos de água.
Hoje, o desafio para a agricultura irrigada é contribuir para a produção e suprimento mundial de alimentos através de uma utilização da água de forma eficiente, clara e integrada.

Se mais de 1 bilhão de pessoas no mundo não tem acesso a água potável, mais do dobro ainda não conta com saneamento adequado. Doenças transmitidas pela água matam 6000 crianças diariamente nos paises em desenvolvimento e talvez uma das principais lições aprendidas a partir da implementação de programas de saúde e saneamento ao redor do mundo seja de que instalações sanitárias por si só não resultam em melhores condições de saúde. O uso correto delas é que de fato reduz doenças e propicia mais saúde às crianças.