3 de janeiro de 2009

Homenagem


O TREM DA VIDA - Silvana Duboc

Há algum tempo atrás, li um livro que comparava a vida a uma viagem de trem. Uma leitura muito interessante, quando bem interpretada. Isso mesmo, a vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques, alguns acidentes, surpresas agradáveis em alguns embarques e grandes tristezas em outros.

Quando nascemos entramos nesse trem e nos deparamos com algumas pessoas que julgamos que estarão sempre conosco: nossos pais. Infelizmente, isso não é verdade, em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos no cominho, amizade e companhia insubstituível... Mas isso não impede que durante a viagem, pessoas interessantes e que virão a ser mais que especiais para nós embarquem. Chegam nossos irmãos, amigos e amores maravilhosos. Muitas pessoas tomam esse trem apenas a passeio. Outros encontrarão nessa viagem somente tristeza. Ainda outros circularão pelo trem, prontos a ajudar a quem precisa. Muitos descem e deixam saudades eternas, outros tantos passam por este trem de forma que , quando desocupam seu acento, ninguém sequer percebe. Curioso é perceber que alguns passageiros que nos são tão queridos, acomodam-se em vagões diferentes dos nossos, portanto somos obrigados a fazer esse trajeto separados deles, o que não impede, é claro, que durante o percurso, atravessemos, mesmo que com dificuldades, o nosso vagão e cheguemos até eles... Só que, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado para sempre.

Não importa, a viagem é assim, cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperanças, despedidas... porém, jamais retornos. Façamos essa viagem, então da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com todos os passageiros, procurando, em cada um deles, o que tiverem de melhor, lembrando sempre que em algum momento do trajeto, eles poderão fraquejar e provavelmente precisaremos entender, pois nós também fraquejamos muitas vezes e, com certeza, haverá alguém que nos entenderá. Eu me pergunto se quando eu descer desse trem sentirei saudades... Acredito que sim. Separar-me de algumas amizades que fiz será, no mínimo, dolorido.

Deixar meus filhos continuarem a viagem sozinhos será muito triste, mas me agarro à esperança de que em algum momento, estarei na estação principal e terei a grande emoção de vê-los chegar com uma bagagem que não tinham quando embarcaram... E o que vai me deixar mais feliz será pensar que eu colaborei para que ela tenha crescido e se tornado valiosa.O grande mistério, afinal, é que jamais saberemos em qual parada desceremos, muito menos nossos companheiros, ou até aquele que está sentado ao nosso lado. Façamos com que a nossa estada nesse trem seja tranqüila, que tenha valido a pena e que, quando chegar à hora de desembarcarmos, o nosso lugar vazio traga saudades e boas recordações para aqueles que prosseguirem a viagem da vida.


Fonte: http://www.partidaechegada.com/2007/05/o-trem-da-vida.html


Lembranças / Guillermo Cecotti

03/01/2002

Sopão solidário entra na lista de prioridades do IGC

Foto ilustrativa

Um projeto inédito no município será iniciado em abril, através do Instituto Guillermo Cecotti, onde haverá distribuição de sopa para as pessoas mais carentes dos bairros de Macau.

Equipes serão formadas e visitaram os bairros. De acordo com os organizadores o objetivo desse projeto chamado de ‘Sopão Solidário’ é tentar saciar a fome de pessoas pobres que residem em comunidades periféricas da cidade, além de trabalhar o social conversando e levando uma palavra de apoio moral para levantar a auto-estima dessas pessoas.

“Essa é uma campanha do Instituto. Nós vamos até as famílias carentes distribuir esse alimento e levar uma palavra amiga, tentar solucionar alguma dificuldade na vida delas. O projeto serve para integrar e é exemplo para que outras instituições de nossa cidade realizem mais ações voltadas para as comunidades carentes”, ressaltou a presidente do IGC, Rose de Souza.

Integrar projetos dessa natureza é importante para as instituições. A sociedade precisa está mais presente e preocupada com a fome que assola a cidade.

Atividades físicas especializadas é uma realidade



A atividade física é um ponto importante na qualidade de vida do idoso. No entanto, o tipo de exercício a ser realizado depende do organismo e da vontade de cada um. Segundo Rose de Souza, nutricionista, não há nenhuma fórmula predeterminada do que deve ser feito na terceira idade. Por essa razão, dois fatores são preponderantes na escolha da atividade física. Primeiramente, o idoso precisa olhar para si e ver qual a sua capacidade funcional nas atividades do dia-a-dia, como subir as escadas de um ônibus, carregar panelas de pressão, arrumar camas, abaixar-se para ver o forno, por exemplo. A atividade física irá melhorar sua capacidade de desempenhar essas e outras tarefas cotidianas.

Avaliação de saúde

O outro fator fundamental é a avaliação da saúde do idoso. Estudos mostram que pelo menos 70% dos idosos têm um problema de saúde e a atividade física pode ser uma grande aliada do tratamento. A prática da atividade física pode controlar a manifestação e os sintomas de várias doenças, como a hipertensão, por exemplo, e reduzir o consumo de remédios. Para isso, é preciso trabalhar com três sistemas do corpo humano: o cardiovascular, o nervoso e o músculo-esquelético.

Benefícios da atividade física

Melhora da velocidade ao andar e do equilíbrio;Melhora da auto-eficácia;Contribuição para a manutenção e/ou o aumento da densidade óssea;Auxílio no controle do diabetes, da artrite, das doenças cardíacas e dos problemas com colesterol alto e hipertensão; Melhora da ingestão alimentar;Diminuição da depressão;Redução da ocorrência de acidentes, pois os reflexos e a velocidade ao andar ficam melhores;Manutenção do peso corporal e melhora da mobilidade do idoso.

Baseando-se nesses dados, Rose de Souza, inicia no próximo dia cinco deste, cadastro de idosos, através da Instituição para manterem o exercício físico duas vezes na semana.

As aulas de educação física e hidroginásticas estarão funcionando no mesmo dia após o cadastro, sem limitações de vagas.

A implantação dessas aulas, através do Instituto Guillermo Cecotti, iniciam as atividades do ano corrente.


2 de janeiro de 2009

Albúm registrador

Presidente do IGC, Rosineide de Souza Cecotti realizando apresentação do Instituto a comunidade
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Alunas de hidroginastica marcaram presença

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Clube de Idosos Afonso Delmiro

Integrantes do CIAPS

Filhos de Guillermo Cecotti alegram-se com o reconhecimento

A iniciativa de criar um blog para postar as realizações da instituição, expondo os projetos e atividades desenvolvidas garantiram em massa, mais de 70 acessos por dia.

“Na argentina não é diferente, credito parte desse volume à família e amigos em La plata e cidades próximas, onde se instalam os Cecottis, confessa, Rose de Souza.”

Os filhos de Guillermo Ricardo Cecotti, felizes com a ativação do projeto, idealizam a criação de um museu, expondo, fotos, pertences, depoimentos e outras coisas que relacionem ou retratem a vida do homenageado.

A motivação dos Macauenses em ajudar a instituição contribui para o desenvolvimento.

Através dessa ação os filhos; Mariana Cecotti, Juani Cecotti e Juan Pablo, esbanjam alegria ao reconhecimento.

Esporte: ferramenta de inclusão

foto ilustrativa
Cresce a percepção de que o esporte pode ser um importante instrumento para tirar crianças carentes das ruas e dar a elas a oportunidade de garantir um futuro melhor

Se para você, Esporte é apenas competição, saiba que ele vai muito além das disputas dentro dos estádios e ginásios. Cada vez mais cresce a importância do Esporte como ferramenta de inclusão social.

Em 2005 foi escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas) o “Ano do Esporte para Paz e o Desenvolvimento”. Esse movimento também chegou às instituições filantrópicas, que têm investido em projetos sociais dessa natureza.

"Muitos países enfrentam marginalização do sistema de educação. A ONU observou que o esporte, mesmo que tenha como princípio o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para a aquisição de valores necessários para coesão social e mundial", acrescenta o vice-presidente da IGC, Igor Alessandro. "O esporte é uma ferramenta que, aliado à educação, servirá realmente como ferramenta de inclusão"

Esses projetos nascem, em geral, dentro dos departamentos de Esportes, ou Educação Física, como uma oportunidade para que os alunos coloquem em prática o que aprendem na sala de aula, ao mesmo tempo em que praticam uma ação social. "O Instituto terá um retorno muito positivo, pois os graduandos, voluntários aprenderam na prática. Na sala de aula eles vêem a teoria, e nos nossos projetos, convivem com a aplicação rotineira. Estendemos à comunidade o projeto e essa presença nos dará resultado", explica a Presidente da IGC, Rose de Souza. Que pretende manter parceria com os alunos de Educação Física em Macau.

As experiências com projetos sociais ligados ao Esporte mostram que a atividade física, em especial no que diz respeito aos mais jovens, tem um fator motivador extremamente positivo. Assim, se bem trabalhado, o projeto extrapola - e muito - a esfera da competição esportiva. Os efeitos terão sentidos no dia-a-dia, com crianças e adolescentes mais concentradas nas aulas, disciplinadas e, principalmente, fora das ruas. Em muitos casos, inclusive, os projetos não se restringem apenas ao treinamento esportivo.

O Instituto Guillermo Cecotti, ligado a universidade de Macau, pretende atender de inicio, mais de 60 crianças. Além de aprender os segredos do Esporte, as crianças terão aulas de informática e espanhol, além de um trabalho especial de orientação que será mantido entre os pais.

"O Esporte é importante porque dá oportunidade a um maior número de crianças. Se você deixar o menor apenas jogando, sem acrescer alguma filosofia, não adianta nada", diz o integrante da IGC, Igor Alessandro. "É preciso agregar valores, não apenas tratar de habilidades e capacidades cognitivas."

Projetos dessa natureza entre instituições e universidades atendem a crianças, adolescentes, jovens e até mesmo idosos.

É importante lembrar que o conceito de "inclusão social" não diz respeito apenas à questão financeira, mas de trazer para a comunidade pessoas que estão à margem da sociedade, seja na questão de estudos, no relacionamento interpessoal, no acesso ao sistema de saúde ou mesmo excluído da prática esportiva.

Para quem está interessado, vale procurar a IGC para colocar a disposição as habilidades propostos e juntos iniciarmos um trabalho voluntário, mantendo assim parceria entre a instituição e universitários, ajudando-os a exibir em prática as aulas teóricas beneficiando o setor social, sendo mais preciso, o Instituto.

29 de dezembro de 2008

Construção de casas alcança famílias carentes


O projeto construção de casas do IGC alcança famílias carentes, para isso existem alguns critérios que devem ser realizados para execução do projeto. É necessário haver o terreno e mão-de-obra, seguido destas exigências, o beneficiado receberá visita de Assistente Social para que seja preenchido e aprovado cadastro.

Dona Francisca Martins da Silva, 78 anos vive de aluguel há quase 20 anos, atualmente mora na Rua professor João Carlos. Recebe pensão de marido falecido de um salário mínimo, tendo que pagar aluguel, alimentação, água e luz.

- É uma dádiva de Deus. Minha vida seguirá tranqüila e eu só tenho agradecer ao Instituto Guillermo Cecotti por ter contemplado a minha necessidade. Além de me assegurar uma casa própria, declara emocionada.

Os pedidos para a construção de casas vêm da assistente social do Instituto, que têm o cadastro da família. Ao longo do ano, são assistidas, com ajudas, doadas através dos sócios inscritos.

O desafio em enfrentar e realizar o sonho, contemplando a necessidade das famílias carentes é uma meta que a cada trimestre o IGC realizará.

Francisca Martins encontra-se habilitada as exigências do cadastro. Recebeu doação de um terreno, situado na Rua Natal, Macau e a garantia de trabalho voluntario do sogro a mão-de-obra.

Creche integral beneficiará crianças carentes

Fotos ilustrativas

A Creche é uma das implantações urgentes que o IGC pretende ativar. O processo junto ao MEC já está em andamento. Possivelmente na segunda semana de março estará vigorando.

A coordenação da creche programará o projeto pedagógico e dará suporte, orientando mais de cinco monitores de educação.

Inicialmente a creche pretende atender, gratuitamente, setenta crianças carentes entre 02 e 06 anos na área de Educação Infantil com turmas do Maternal (02 a 03 anos) e do Jardim I e II (4 a 6 anos).

Será determinado que as crianças convivam em tempo integral na Instituição das 8h às 17h, ou em tempo parcial das 11h às 17h, onde receberam, diariamente, alimentação balanceada, orientada por nutricionista.

São quatro refeições no dia: café da manhã, almoço, lanche e jantar. È provável que a creche possua espaço físico com parquinho de brinquedo, pátio interno, salinhas de aula e refeitório.

Objetivos & alcances


· Criar um espaço de convivência, recreação e educação infantil, inteiramente gratuito, para crianças das camadas populares, na faixa etária de 3 anos a 6 anos . 11 meses;

· Propiciar educação infantil de qualidade para crianças das camadas populares, com olhar voltado para a formação integral da criança;

· Ampliar, através da educação infantil de qualidade, as oportunidades para as crianças das famílias vulnerabilizadas das regiões menos favorecidas de Macau, possibilitando, ao mesmo tempo, que as famílias dessas crianças possam trabalhar e elevar o seu nível sócio-econômico;

· Contribuir para a formação dos futuros cidadãos do século XXI, autônomos e solidários, através da promoção da assistência educacional, nutricional, médico-odontológica e recreativa, além da assistência social, moral, material e espiritual.