3 de janeiro de 2009

Atividades físicas especializadas é uma realidade



A atividade física é um ponto importante na qualidade de vida do idoso. No entanto, o tipo de exercício a ser realizado depende do organismo e da vontade de cada um. Segundo Rose de Souza, nutricionista, não há nenhuma fórmula predeterminada do que deve ser feito na terceira idade. Por essa razão, dois fatores são preponderantes na escolha da atividade física. Primeiramente, o idoso precisa olhar para si e ver qual a sua capacidade funcional nas atividades do dia-a-dia, como subir as escadas de um ônibus, carregar panelas de pressão, arrumar camas, abaixar-se para ver o forno, por exemplo. A atividade física irá melhorar sua capacidade de desempenhar essas e outras tarefas cotidianas.

Avaliação de saúde

O outro fator fundamental é a avaliação da saúde do idoso. Estudos mostram que pelo menos 70% dos idosos têm um problema de saúde e a atividade física pode ser uma grande aliada do tratamento. A prática da atividade física pode controlar a manifestação e os sintomas de várias doenças, como a hipertensão, por exemplo, e reduzir o consumo de remédios. Para isso, é preciso trabalhar com três sistemas do corpo humano: o cardiovascular, o nervoso e o músculo-esquelético.

Benefícios da atividade física

Melhora da velocidade ao andar e do equilíbrio;Melhora da auto-eficácia;Contribuição para a manutenção e/ou o aumento da densidade óssea;Auxílio no controle do diabetes, da artrite, das doenças cardíacas e dos problemas com colesterol alto e hipertensão; Melhora da ingestão alimentar;Diminuição da depressão;Redução da ocorrência de acidentes, pois os reflexos e a velocidade ao andar ficam melhores;Manutenção do peso corporal e melhora da mobilidade do idoso.

Baseando-se nesses dados, Rose de Souza, inicia no próximo dia cinco deste, cadastro de idosos, através da Instituição para manterem o exercício físico duas vezes na semana.

As aulas de educação física e hidroginásticas estarão funcionando no mesmo dia após o cadastro, sem limitações de vagas.

A implantação dessas aulas, através do Instituto Guillermo Cecotti, iniciam as atividades do ano corrente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário