14 de abril de 2009

O Instituto Guillermo Cecotti faz a Pascoa das crianças do bairro dos navegantes

No domingo(10 de abril) as 17 horas no BNB Clube, as crianças atendidos pelo Instituto Guillermo Cecotti, receberam a mensagem de Pascoa, através do presidente Rosi de Souza Cecotti e o vice Igor Alessandro.

Na oportunidade tambem um coloborador Jair que comanda o Grupo de Idosos do Instituto( Amigos para sempre), tambem levou sua mensagem, em seguida foi distribuido o kit Pascoa para todas as crianças que estiveram presentes.
Queremos fazer um agradecimento a uma grande colaboradora do Instituto Guillermo Cecotti, nossa Amiga Tereza Figueira, pela sua grande participação desta Pascoa tão especial.
.
Confira as fotos da alegria das crianças com o kit pascoa quem serão os presentedos na tarde do Domingo de Pascoa.
.



9 de abril de 2009

Mensagem de Páscoa

Páscoa é Tempo de Amor

Páscoa é tempo de amor,
de família e de Paz…
É tempo de agradecermos
discretamente
por tudo que temos
e por tudo que teremos.

Páscoa é um sentimento
nos nossos corações
de esperança e fé e confiança.
É dia de milagres;
é dia dos nossos sonhos parecerem
estar mais perto,
tempo de retrospecção
por tudo que tem sido
e uma antecipação de tudo que será.
E é hora de lembrar
com amor e apreciação
as pessoas em nossas vidas
que fazem diferença…

O Instituto Guillermo Cecotti deseja a todos os amigos uma Feliz Páscoa!

29 de março de 2009

Responsabilidade Social

As transformações sócio-econômicas dos últimos 20 anos têm afetado profundamente o comportamento de empresas até então acostumadas à pura e exclusiva maximização do lucro. Se por um lado o setor privado tem cada vez mais lugar de destaque na criação de riqueza; por outro lado, é bem sabido que com grande poder, vem grande responsabilidade.

Em função da capacidade criativa já existente, e dos recursos financeiros e humanos já disponíveis, empresas têm uma intrínseca responsabilidade social.
A idéia de responsabilidade social incorporada aos negócios é portanto, relativamente recente. Com o surgimento de novas demandas e maior pressão por transparência nos negócios, empresas se vêem forçadas a adotar uma postura mais responsável em suas ações.
Infelizmente, muitos ainda confundem o conceito com filantropia, mas as razões por trás desse paradigma não interessam somente ao bem estar social, mas também envolvem melhor performance nos negócios e, conseqüentemente, maior lucratividade. A busca da responsabilidade social corporativa tem, grosso modo, as seguintes características:

É plural:
Empresas não devem satisfações apenas aos seus acionistas. Muito pelo contrário. O mercado deve agora prestar contas aos funcionários, à mídia, ao governo, ao setor não-governamental e ambiental e, por fim, às comunidades com que opera. Empresas só têm a ganhar na inclusão de novos parceiros sociais em seus processos decisórios. Um diálogo mais participativo não apenas representa uma mudança de comportamento da empresa, mas também significa maior legitimidade social.

É distributiva:
A responsabilidade social nos negócios é um conceito que se aplica a toda a cadeia produtiva. Não somente o produto final deve ser avaliado por fatores ambientais ou sociais, mas o conceito é de interesse comum e, portanto, deve ser difundido ao longo de todo e qualquer processo produtivo. Assim como consumidores, empresas também são responsáveis por seus fornecedores e devem fazer valer seus códigos de ética aos produtos e serviços usados ao longo de seus processos produtivos.

É sustentável:
Responsabilidade social anda de mãos dadas com o conceito de desenvolvimento sustentável. Uma atitude responsável em relação ao ambiente e à sociedade, não só garante a não escassez de recursos, mas também amplia o conceito a uma escala mais ampla. O desenvolvimento sustentável não só se refere ao ambiente, mas por via do fortalecimento de parcerias duráveis, promove a imagem da empresa como um todo e por fim leva ao crescimento orientado. Uma postura sustentável é por natureza preventiva e possibilita a prevenção de riscos futuros, como impactos ambientais ou processos judiciais.

É transparente:
A globalização traz consigo demandas por transparência. Não mais nos bastam mais os livros contábeis. Empresas são gradualmente obrigadas a divulgar sua performance social e ambiental, os impactos de suas atividades e as medidas tomadas para prevenção ou compensação de acidentes. Nesse sentido, empresas serão obrigadas a publicar relatórios anuais, onde sua performance é aferida nas mais diferentes modalidades possíveis. Muitas empresas já o fazem em caráter voluntário, mas muitos prevêem que relatórios sócio-ambientais serão compulsórios num futuro próximo.

Muito do debate sobre a responsabilidade social empresarial já foi desenvolvido mundo afora, mas o Brasil tem dado passos largos no sentido da profissionalização do setor e da busca por estratégias de inclusão social através do setor privado.

25 de março de 2009

Rosi de souza Cecotti,presidente do IGC



"Campeões não são feitos em academias. Campeões são feitos de algo que eles têm profundamente dentro de si - um desejo, um sonho, uma visão." Muhammad Ali


"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia" ...
Charles Chaplin


22 de março de 2009

Dia internacional da Água - Homenagerm do IGC



O Planeta Terra é composto por 2/3 de água, que é sinônimo de vida. Menos de 3% desse recurso natural é água doce, sendo que boa parte está inacessível nas geleiras ou em lugares subterrâneos de difícil acesso.
De acordo com a ONU, este recurso vital não está chegam a milhões de pessoas e provocam milhares de mortes por ano associadas a doenças relacionadas à falta de água limpa e condições mínimas de higiene.

Um estudo da FAO sobre paises em desenvolvimento já indicava que alguns paises com problemas de escassez de água utilizam seus recursos hídricos mais rápido do que seus reservatórios e mananciais podem ser renovados. As perspectivas são sombrias: alguns paises e regiões enfrentarão séria escassez de água e até 2030 e como a utilização da água para irrigação deve aumentar, 1 em cada 5 paises em desenvolvimento estará sofrendo de escassez de água.

.Ao mesmo tempo, aumenta a necessidade de água para a agricultura e para uso doméstico nas cidades e áreas industriais em expansão. Portanto, o mundo precisa agir com sabedoria para conservar, preservar e aumentar seus suprimentos de água.
Hoje, o desafio para a agricultura irrigada é contribuir para a produção e suprimento mundial de alimentos através de uma utilização da água de forma eficiente, clara e integrada.

Se mais de 1 bilhão de pessoas no mundo não tem acesso a água potável, mais do dobro ainda não conta com saneamento adequado. Doenças transmitidas pela água matam 6000 crianças diariamente nos paises em desenvolvimento e talvez uma das principais lições aprendidas a partir da implementação de programas de saúde e saneamento ao redor do mundo seja de que instalações sanitárias por si só não resultam em melhores condições de saúde. O uso correto delas é que de fato reduz doenças e propicia mais saúde às crianças.




20 de março de 2009

AINDA SOBRE A CARIDADE


A caridade sempre esteve presente, em maior ou menor grau, na história da humanidade. As pessoas de um mesmo grupo social se ajudavam, e a partir desta troca se dava o progresso do grupo e dos indivíduos.

Mas o conceito de caridade se tornou mais claro com o cristianismo, através do mandamento que diz: “amai-vos uns aos outros”. Este é o princípio da caridade, amar e ajudar ao próximo.
Ao longo dos séculos, a caridade foi sendo exercitada não apenas pela Igreja, mas por pessoas e grupos que tinham como objetivo fazer o bem ao próximo. Hoje, solidariedade é um termo mais presente na sociedade. É um conceito abrangente, mas em sua origem está a idéia de caridade.

"Nós temos de fazer tudo para que todos tenham igualmente seus direitos reconhecidos e a sua oportunidade de vida. Todos, sem distinção, todos os seres humanos. A caridade vai nessa direção. E isso é ética. Ética é reconhecer a dignidade do ser humano e agir segundo a dignidade inviolável de cada ser humano. E a caridade ainda inclui justiça social, solidariedade e tudo aquilo que ajuda a promover as pessoas, a libertar as pessoas de todas as suas opressões. No entanto, a justiça sozinha não consegue cuidar das pessoas. Porque a justiça cobra, mas, por essência, não perdoa. A caridade perdoa". (Trecho do discurso do Cardeal Dom Cláudio Hummes, arcebispo de São Paulo, durante a conferência entitulada “Ética e Solidariedade - o verdadeiro conceito de caridade cristã”, em 2002).

O conceito de caridade é praticamente inexistente na tradição judaica. "Os judeus não fazem caridade: em vez da caridade, o judeu faz tsedacá, justiça. Quando um judeu faz uma contribuição em dinheiro, tempo ou recursos aos necessitados, não está sendo benevolente, generoso ou "caridoso. Está fazendo aquilo que é certo e justo". (Baseado nos ensinamentos de Lubavitcher )

O ato de doar, de ser caridoso

Talvez o “hábito” menos difícil de homem adquirir, e com resultados mais rápidos para a sociedade, é o de ser caridoso.
Dinheiro, tempo, carinho, paciência, indulgência, uma conversa…
Somos, no dia a dia, abençoados com várias oportunidades de sermos caridosos.
Uns aproveitam porque isso está na bela natureza deles.
Outros passam a tirar proveito das chances por decisão racional.
Mas depois, em regra, pegam gosto.
No fim do post, colei várias frases sobre caridade para quem quiser refletir.
Forte abraço,
“A caridade é o único tesouro que se aumenta ao dividí-lo.” (Cesare Cantú)

“Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.” (São Paulo)

“Onde não há caridade não pode haver justiça.” (Santo Agostinho)

“Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar.” (Santo Agostinho

7 de janeiro de 2009

MEDITE

Você tem o seu pincel, tem suas tintas, pinte o paraíso e depois entre nele. (Nikos Kazantzadis)

CAMPANHA


Elas precisam de seu apoio para ter uma vida digna. Para ajudá-las, faça sua inscrição de colaborador ao IGC; elas receberam carinho, cuidado e educação.


Escreva para: institutoguillermocecotti@hotmail.com e enviaremos carnê do colaborador para sua residência.
Inicio do Projeto: Segunda semana de março.
Estamos nos organizando junto ao MEC, para estarmos habilitados.

5 de janeiro de 2009

È festa!

Rose de Souza Xavier Cecotti
Presidente do Instituto Guillermo Cecotti
06 de Janeiro
FELIZ ANIVERSÁRIO
SÃO OS VOTOS DA FAMÍLIA CECOTTI

Agenda

06 de Janeiro 2009

Briefing - 9h no escritório provisorio

Produção - 13h organzação do material de edição do blog

Noticiando

Direitos Civis



O Estatuto do Idoso
Após sete anos tramitando no Congresso, o Estatuto do Idoso foi aprovado em setembro de 2003 e sancionado pelo presidente da República no mês seguinte, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos. Mais abrangente que a Política Nacional do Idoso, lei de 1994 que dava garantias à terceira idade, o estatuto institui penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos da terceira idade. Veja os principais pontos do estatuto:
.
Saúde
O idoso tem atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde (SUS).
A distribuição de remédios aos idosos, principalmente os de uso continuado (hipertensão, diabetes etc.), deve ser gratuita, assim como a de próteses e órteses.

Os planos de saúde não podem reajustar as mensalidades de acordo com o critério da idade.

O idoso internado ou em observação em qualquer unidade de saúde tem direito a acompanhante, pelo tempo determinado pelo profissional de saúde que o atende.

Transportes Coletivos
Os maiores de 65 anos têm direito ao transporte coletivo público gratuito. Antes do estatuto, apenas algumas cidades garantiam esse benefício aos idosos. A carteira de identidade é o comprovante exigido.
.
Nos veículos de transporte coletivo é obrigatória a reserva de 10% dos assentos para os idosos, com aviso legível.
.
Nos transportes coletivos interestaduais, o estatuto garante a reserva de duas vagas gratuitas em cada veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Se o número de idosos exceder o previsto, eles devem ter 50% de desconto no valor da passagem, considerando-se sua renda.

Violência e Abandono
Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.
.
Quem discriminar o idoso, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte ou a qualquer outro meio de exercer sua cidadania pode ser condenado e a pena varia de seis meses a um ano de reclusão, além de multa.

Famílias que abandonem o idoso em hospitais e casas de saúde, sem dar respaldo para suas necessidades básicas, podem ser condenadas a penas de seis meses a três anos de detenção e multa.

Para os casos de idosos submetidos a condições desumanas, privados da alimentação e de cuidados indispensáveis, a pena para os responsáveis é de dois meses a um ano de prisão, além de multa. Se houver a morte do idoso, a punição será de 4 a 12 anos de reclusão.


Qualquer pessoa que se aproprie ou desvie bens, cartão magnético (de conta bancária ou de crédito), pensão ou qualquer rendimento do idoso é passível de condenação, com pena que varia de um a quatro anos de prisão, além de multa.

.

Lazer, Cultura e Esporte

Todo idoso tem direito a 50% de desconto em atividades de cultura, esporte e lazer.
.
Trabalho
É proibida a discriminação por idade e a fixação de limite máximo de idade na contratação de empregados, sendo passível de punição quem o fizer.

O primeiro critério de desempate em concurso público é o da idade, com preferência para os concorrentes com idade mais avançada.

Habitação
É obrigatória a reserva de 3% das unidades residenciais para os idosos nos programas habitacionais públicos ou subsidiados por recursos públicos.

VOCÊ FAZ PARTE DESSA HISTÓRIA




FELIZ ANO NOVO! É AJUDANDO QUE SE ALCANÇA...


Peça já a sua!


Para que nossos projetos continuem se desenvolvendo e abragendo um número cada vez maior de beneficiados, contamos com sua ajuda.

Preço R$ 25,00

Pensamentos...

Sede como os pássaros que, ao pousarem um instante sobre ramos muito leves, sentem-nos ceder, mas cantam! Eles sabem que possuem asas. (Victor Hugo)

*********

É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas a graça das graças é não desistir nunca. (Helder Câmara)

IGC não pára!

Agenda - 05 de Janeiro


Melhor idade
06h – Aulas de Educação Física e Hidroginástica / Atividade ativa

Creche
15h – Visita aos bairros carentes para cadastrar crianças / Inicio da atividade: Março

Briefing
20h – Escritório provisorio da IGC

3 de janeiro de 2009

Homenagem


O TREM DA VIDA - Silvana Duboc

Há algum tempo atrás, li um livro que comparava a vida a uma viagem de trem. Uma leitura muito interessante, quando bem interpretada. Isso mesmo, a vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques, alguns acidentes, surpresas agradáveis em alguns embarques e grandes tristezas em outros.

Quando nascemos entramos nesse trem e nos deparamos com algumas pessoas que julgamos que estarão sempre conosco: nossos pais. Infelizmente, isso não é verdade, em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos no cominho, amizade e companhia insubstituível... Mas isso não impede que durante a viagem, pessoas interessantes e que virão a ser mais que especiais para nós embarquem. Chegam nossos irmãos, amigos e amores maravilhosos. Muitas pessoas tomam esse trem apenas a passeio. Outros encontrarão nessa viagem somente tristeza. Ainda outros circularão pelo trem, prontos a ajudar a quem precisa. Muitos descem e deixam saudades eternas, outros tantos passam por este trem de forma que , quando desocupam seu acento, ninguém sequer percebe. Curioso é perceber que alguns passageiros que nos são tão queridos, acomodam-se em vagões diferentes dos nossos, portanto somos obrigados a fazer esse trajeto separados deles, o que não impede, é claro, que durante o percurso, atravessemos, mesmo que com dificuldades, o nosso vagão e cheguemos até eles... Só que, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado para sempre.

Não importa, a viagem é assim, cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperanças, despedidas... porém, jamais retornos. Façamos essa viagem, então da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com todos os passageiros, procurando, em cada um deles, o que tiverem de melhor, lembrando sempre que em algum momento do trajeto, eles poderão fraquejar e provavelmente precisaremos entender, pois nós também fraquejamos muitas vezes e, com certeza, haverá alguém que nos entenderá. Eu me pergunto se quando eu descer desse trem sentirei saudades... Acredito que sim. Separar-me de algumas amizades que fiz será, no mínimo, dolorido.

Deixar meus filhos continuarem a viagem sozinhos será muito triste, mas me agarro à esperança de que em algum momento, estarei na estação principal e terei a grande emoção de vê-los chegar com uma bagagem que não tinham quando embarcaram... E o que vai me deixar mais feliz será pensar que eu colaborei para que ela tenha crescido e se tornado valiosa.O grande mistério, afinal, é que jamais saberemos em qual parada desceremos, muito menos nossos companheiros, ou até aquele que está sentado ao nosso lado. Façamos com que a nossa estada nesse trem seja tranqüila, que tenha valido a pena e que, quando chegar à hora de desembarcarmos, o nosso lugar vazio traga saudades e boas recordações para aqueles que prosseguirem a viagem da vida.


Fonte: http://www.partidaechegada.com/2007/05/o-trem-da-vida.html


Lembranças / Guillermo Cecotti

03/01/2002

Sopão solidário entra na lista de prioridades do IGC

Foto ilustrativa

Um projeto inédito no município será iniciado em abril, através do Instituto Guillermo Cecotti, onde haverá distribuição de sopa para as pessoas mais carentes dos bairros de Macau.

Equipes serão formadas e visitaram os bairros. De acordo com os organizadores o objetivo desse projeto chamado de ‘Sopão Solidário’ é tentar saciar a fome de pessoas pobres que residem em comunidades periféricas da cidade, além de trabalhar o social conversando e levando uma palavra de apoio moral para levantar a auto-estima dessas pessoas.

“Essa é uma campanha do Instituto. Nós vamos até as famílias carentes distribuir esse alimento e levar uma palavra amiga, tentar solucionar alguma dificuldade na vida delas. O projeto serve para integrar e é exemplo para que outras instituições de nossa cidade realizem mais ações voltadas para as comunidades carentes”, ressaltou a presidente do IGC, Rose de Souza.

Integrar projetos dessa natureza é importante para as instituições. A sociedade precisa está mais presente e preocupada com a fome que assola a cidade.

Atividades físicas especializadas é uma realidade



A atividade física é um ponto importante na qualidade de vida do idoso. No entanto, o tipo de exercício a ser realizado depende do organismo e da vontade de cada um. Segundo Rose de Souza, nutricionista, não há nenhuma fórmula predeterminada do que deve ser feito na terceira idade. Por essa razão, dois fatores são preponderantes na escolha da atividade física. Primeiramente, o idoso precisa olhar para si e ver qual a sua capacidade funcional nas atividades do dia-a-dia, como subir as escadas de um ônibus, carregar panelas de pressão, arrumar camas, abaixar-se para ver o forno, por exemplo. A atividade física irá melhorar sua capacidade de desempenhar essas e outras tarefas cotidianas.

Avaliação de saúde

O outro fator fundamental é a avaliação da saúde do idoso. Estudos mostram que pelo menos 70% dos idosos têm um problema de saúde e a atividade física pode ser uma grande aliada do tratamento. A prática da atividade física pode controlar a manifestação e os sintomas de várias doenças, como a hipertensão, por exemplo, e reduzir o consumo de remédios. Para isso, é preciso trabalhar com três sistemas do corpo humano: o cardiovascular, o nervoso e o músculo-esquelético.

Benefícios da atividade física

Melhora da velocidade ao andar e do equilíbrio;Melhora da auto-eficácia;Contribuição para a manutenção e/ou o aumento da densidade óssea;Auxílio no controle do diabetes, da artrite, das doenças cardíacas e dos problemas com colesterol alto e hipertensão; Melhora da ingestão alimentar;Diminuição da depressão;Redução da ocorrência de acidentes, pois os reflexos e a velocidade ao andar ficam melhores;Manutenção do peso corporal e melhora da mobilidade do idoso.

Baseando-se nesses dados, Rose de Souza, inicia no próximo dia cinco deste, cadastro de idosos, através da Instituição para manterem o exercício físico duas vezes na semana.

As aulas de educação física e hidroginásticas estarão funcionando no mesmo dia após o cadastro, sem limitações de vagas.

A implantação dessas aulas, através do Instituto Guillermo Cecotti, iniciam as atividades do ano corrente.


2 de janeiro de 2009

Albúm registrador

Presidente do IGC, Rosineide de Souza Cecotti realizando apresentação do Instituto a comunidade
.

Alunas de hidroginastica marcaram presença

.

Clube de Idosos Afonso Delmiro

Integrantes do CIAPS

Filhos de Guillermo Cecotti alegram-se com o reconhecimento

A iniciativa de criar um blog para postar as realizações da instituição, expondo os projetos e atividades desenvolvidas garantiram em massa, mais de 70 acessos por dia.

“Na argentina não é diferente, credito parte desse volume à família e amigos em La plata e cidades próximas, onde se instalam os Cecottis, confessa, Rose de Souza.”

Os filhos de Guillermo Ricardo Cecotti, felizes com a ativação do projeto, idealizam a criação de um museu, expondo, fotos, pertences, depoimentos e outras coisas que relacionem ou retratem a vida do homenageado.

A motivação dos Macauenses em ajudar a instituição contribui para o desenvolvimento.

Através dessa ação os filhos; Mariana Cecotti, Juani Cecotti e Juan Pablo, esbanjam alegria ao reconhecimento.

Esporte: ferramenta de inclusão

foto ilustrativa
Cresce a percepção de que o esporte pode ser um importante instrumento para tirar crianças carentes das ruas e dar a elas a oportunidade de garantir um futuro melhor

Se para você, Esporte é apenas competição, saiba que ele vai muito além das disputas dentro dos estádios e ginásios. Cada vez mais cresce a importância do Esporte como ferramenta de inclusão social.

Em 2005 foi escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas) o “Ano do Esporte para Paz e o Desenvolvimento”. Esse movimento também chegou às instituições filantrópicas, que têm investido em projetos sociais dessa natureza.

"Muitos países enfrentam marginalização do sistema de educação. A ONU observou que o esporte, mesmo que tenha como princípio o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para a aquisição de valores necessários para coesão social e mundial", acrescenta o vice-presidente da IGC, Igor Alessandro. "O esporte é uma ferramenta que, aliado à educação, servirá realmente como ferramenta de inclusão"

Esses projetos nascem, em geral, dentro dos departamentos de Esportes, ou Educação Física, como uma oportunidade para que os alunos coloquem em prática o que aprendem na sala de aula, ao mesmo tempo em que praticam uma ação social. "O Instituto terá um retorno muito positivo, pois os graduandos, voluntários aprenderam na prática. Na sala de aula eles vêem a teoria, e nos nossos projetos, convivem com a aplicação rotineira. Estendemos à comunidade o projeto e essa presença nos dará resultado", explica a Presidente da IGC, Rose de Souza. Que pretende manter parceria com os alunos de Educação Física em Macau.

As experiências com projetos sociais ligados ao Esporte mostram que a atividade física, em especial no que diz respeito aos mais jovens, tem um fator motivador extremamente positivo. Assim, se bem trabalhado, o projeto extrapola - e muito - a esfera da competição esportiva. Os efeitos terão sentidos no dia-a-dia, com crianças e adolescentes mais concentradas nas aulas, disciplinadas e, principalmente, fora das ruas. Em muitos casos, inclusive, os projetos não se restringem apenas ao treinamento esportivo.

O Instituto Guillermo Cecotti, ligado a universidade de Macau, pretende atender de inicio, mais de 60 crianças. Além de aprender os segredos do Esporte, as crianças terão aulas de informática e espanhol, além de um trabalho especial de orientação que será mantido entre os pais.

"O Esporte é importante porque dá oportunidade a um maior número de crianças. Se você deixar o menor apenas jogando, sem acrescer alguma filosofia, não adianta nada", diz o integrante da IGC, Igor Alessandro. "É preciso agregar valores, não apenas tratar de habilidades e capacidades cognitivas."

Projetos dessa natureza entre instituições e universidades atendem a crianças, adolescentes, jovens e até mesmo idosos.

É importante lembrar que o conceito de "inclusão social" não diz respeito apenas à questão financeira, mas de trazer para a comunidade pessoas que estão à margem da sociedade, seja na questão de estudos, no relacionamento interpessoal, no acesso ao sistema de saúde ou mesmo excluído da prática esportiva.

Para quem está interessado, vale procurar a IGC para colocar a disposição as habilidades propostos e juntos iniciarmos um trabalho voluntário, mantendo assim parceria entre a instituição e universitários, ajudando-os a exibir em prática as aulas teóricas beneficiando o setor social, sendo mais preciso, o Instituto.