2 de janeiro de 2009

Esporte: ferramenta de inclusão

foto ilustrativa
Cresce a percepção de que o esporte pode ser um importante instrumento para tirar crianças carentes das ruas e dar a elas a oportunidade de garantir um futuro melhor

Se para você, Esporte é apenas competição, saiba que ele vai muito além das disputas dentro dos estádios e ginásios. Cada vez mais cresce a importância do Esporte como ferramenta de inclusão social.

Em 2005 foi escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas) o “Ano do Esporte para Paz e o Desenvolvimento”. Esse movimento também chegou às instituições filantrópicas, que têm investido em projetos sociais dessa natureza.

"Muitos países enfrentam marginalização do sistema de educação. A ONU observou que o esporte, mesmo que tenha como princípio o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para a aquisição de valores necessários para coesão social e mundial", acrescenta o vice-presidente da IGC, Igor Alessandro. "O esporte é uma ferramenta que, aliado à educação, servirá realmente como ferramenta de inclusão"

Esses projetos nascem, em geral, dentro dos departamentos de Esportes, ou Educação Física, como uma oportunidade para que os alunos coloquem em prática o que aprendem na sala de aula, ao mesmo tempo em que praticam uma ação social. "O Instituto terá um retorno muito positivo, pois os graduandos, voluntários aprenderam na prática. Na sala de aula eles vêem a teoria, e nos nossos projetos, convivem com a aplicação rotineira. Estendemos à comunidade o projeto e essa presença nos dará resultado", explica a Presidente da IGC, Rose de Souza. Que pretende manter parceria com os alunos de Educação Física em Macau.

As experiências com projetos sociais ligados ao Esporte mostram que a atividade física, em especial no que diz respeito aos mais jovens, tem um fator motivador extremamente positivo. Assim, se bem trabalhado, o projeto extrapola - e muito - a esfera da competição esportiva. Os efeitos terão sentidos no dia-a-dia, com crianças e adolescentes mais concentradas nas aulas, disciplinadas e, principalmente, fora das ruas. Em muitos casos, inclusive, os projetos não se restringem apenas ao treinamento esportivo.

O Instituto Guillermo Cecotti, ligado a universidade de Macau, pretende atender de inicio, mais de 60 crianças. Além de aprender os segredos do Esporte, as crianças terão aulas de informática e espanhol, além de um trabalho especial de orientação que será mantido entre os pais.

"O Esporte é importante porque dá oportunidade a um maior número de crianças. Se você deixar o menor apenas jogando, sem acrescer alguma filosofia, não adianta nada", diz o integrante da IGC, Igor Alessandro. "É preciso agregar valores, não apenas tratar de habilidades e capacidades cognitivas."

Projetos dessa natureza entre instituições e universidades atendem a crianças, adolescentes, jovens e até mesmo idosos.

É importante lembrar que o conceito de "inclusão social" não diz respeito apenas à questão financeira, mas de trazer para a comunidade pessoas que estão à margem da sociedade, seja na questão de estudos, no relacionamento interpessoal, no acesso ao sistema de saúde ou mesmo excluído da prática esportiva.

Para quem está interessado, vale procurar a IGC para colocar a disposição as habilidades propostos e juntos iniciarmos um trabalho voluntário, mantendo assim parceria entre a instituição e universitários, ajudando-os a exibir em prática as aulas teóricas beneficiando o setor social, sendo mais preciso, o Instituto.

Um comentário:

  1. oi,mt obrigado vc me ajudou mt no meu dever de casa,continue seu trabalho,vc vai longe!

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